segunda-feira, 25 de maio de 2009

"BotAnDo BUnEco" com a PIA FRAUS

Calma!!! Calma!!!

Os gramáticos devem estar se mordendo pelo título desta postagem, mas posso explicar...


No último final de semana, dias 23 e 24 a Cabaça Produções teve um momento de plenitude ao ter contato com o trabalho primoroso da Cia. Paulistana Pia Fraus.
.
Como? Pois bem, explico!
.
Todos os anos a cidade de Parnaíba é brindada com a edição do projeto Palco Giratório. É uma ação do SESC Nacional visando o intercâmbio de artistas, técnicos e público, trazendo o que há de melhor no cenário teatral nacional. E dessa vez não foi diferente. Na edição 1º Etapa de 2009 recebemos a Cia. Paulistana Pia Fraus (do latim, mentira ou logro perpetrado com boa intenção), com 25 anos de história e muitos bonecos, visto que, aprimourou-se na linguagem dos brinquedos articulados.

O espetáculo foi o 100 Shakespeare, em que quatro atores contracenam com um conjuto de bonecos a serem manipulados. A apresentação faz uma reunião de personagens dos clássicos shakesperianos, um encontro emocionante do lúdico, do sensível, do imaginário de um ou de vários ou quem sabe de 100 Shakespeare.

Não se pode deixar de citar o destaque para o trabalho técnico e a simpatia do atual elenco do espetáculo: Tomaz Auricchio, Cristiano Bacelar, Ana Elisa e Vinícius Della Líbera e na luz vou ficar devendo o nome, mas o rapaz era fera(Parábens pessoal!) Após o espetáculo houve um debate sobre a montagem e as experiências do grupo.

E no segundo dia... O nosso encontro!!!


O SESC disponibilizou uma oficina para todos com o grupo. Um diálogo mais próximo, mas interativo com um workshop sobre manipulação de bonecos. Com Tomaz Auricchioo um trabalho de corpo, um relaxamento, um jogo, uma descoberta. Posso até exagerar nas minhas impressões mais depois dessa oficina fiquei na dúvida, será que nós é que manipulamos os bonecos ou aprendemos a manipular o nosso corpo para depois abstrair o brinquedo. Não encontrei a resposta ainda e nem quero encontrar. A segunda parte ficou por conta do ator Vinícios Della Libera e outra vez um jogo, um corpo, um relaxamento e mais uma vez um jogo. Mas, como diz o próprio Vinícios Relaxa! Relaxa! Por isso, trago comigo agora a importancia do trabalho do corpo do ator não só de um trabalho físico, mais um trabalho integrado com a mente e o grupo como um todo (Aprendi direito Vinícios?).



E a pergunta: A Cabaça, o que tem haver com isso?

O conhecimento é gasolina aditivada nos trabalhos dos "nossos artistas " e parte dos integrantes marcaram presença na oficina do Palco Giratório para abastecerem seus tanques pois a estrada é muito longa.

Para nossa grata satistafação o resultado foi melhor do que o esperado. A representação não limitou-se somente ao corpo artistico como também ao administrativo, marcando presença as atrizes e bailarinas Renata Damásio e Rebecca de Moraes, como também Fernando Afonso(0 Administrador) e Ryck Costa(mesmo com a perna engessada em virtude de um trabalho em nome da Cia., não deixou de prestigiar, conferir e tietar o trabalho do grupo. Tem que manter contato).


Agora é não esquecer a mensagem da Pia Fraus e continuar "BOTANDO BUNECO".

OBS:
No Piauí "botar buneco" significa fazer birra, pessimisto, no entando, no presente texto houve apenas um trocadilho com o trabalho na liguagem dos bonecos que a Pia Fraus desenvolve.