quinta-feira, 28 de maio de 2009

PROJETO SESC - DRAMATURGIA

O Projeto SESC Dramaturgia: Leituras em cena" Ciclo Arte e Revolução - 1ª Etapa 2009, trata-se de um instrumento incentivador de novas linguagens teatrais e fomentador de um fazer artístico de qualidade. É uma ação cultural do SESC que apresenta grande relevância pelo impacto sobre as comunidades que o recebem, por alimentar a produção teatral local, mobilizando públicos diversos, em sua maioria, artistas e jovens estudiosos de arte teatral.

Nesta 1ª Etapa o projeto marca a comemoração dos 15 anos do Banco de Textos Sidnei Cruz. Criado em 1994 o banco de textos tem orientado a formação dos artistas cênicos de Parnaíba(PI), sendo referência institucional de grande peso a todos aqueles que buscam conhecimento, como fonte de pesquisa, estudo e meio de formação sobre as artes cênicas, isso na cidade e região.

Os textos escolhidos para a leitura nessa 1ª Etapa tiveram como fator determinante uma ação do Projeto Arte SESC, que em maio trouxe para a cidade a Exposição Pós-impressionisno e as origens da pintura moderna. Desta forma, foram selecionados grandes autores, referência para a história do moderno teatro e seus reflexos no contexto social formador do cenário para o surgimento do Pós-impressionismo.
.
O projeto conta com a parceria com a Universidade Estadual do Piauí, como forma de mobilizar novos interesses de muitos universitários e professores, atissando assim os sentidos deste para o movimento do Teatro dentro da cidade.

Confira agora os Textos e as datas das leituras:

01 de junho - Segunda-feira
Texto: O Escurial
Autor: Michel Ghelderode
Direção: Romualdo Neves - Grupo Metáfora

02 de junho - Terça-feira
Texto: As mamas de Tirésias
Autor: Guillaume Apollinaire
Direção: Sonária Vascocelos - Atores convidados
.
03 de junho - Quarta-feira
Texto: Casa de Bonecas
Autor: Henrik Ibsen
Direção: Val Araujo

04 de junho - Quinta-feira
Texto: A Gaivota
Autor: Anton Tcheknov
Direção: Jesum Messias - Grupo Bicho do Mato

05 de junho - Sexta-feira
Texto: Senhorita Júlia
Autor: August Strindberg
Direção: Ryck Costa - Cabaça Produções

Local: Auditório da UESPI
Horário: apartir das 17:00h

segunda-feira, 25 de maio de 2009

"BotAnDo BUnEco" com a PIA FRAUS

Calma!!! Calma!!!

Os gramáticos devem estar se mordendo pelo título desta postagem, mas posso explicar...


No último final de semana, dias 23 e 24 a Cabaça Produções teve um momento de plenitude ao ter contato com o trabalho primoroso da Cia. Paulistana Pia Fraus.
.
Como? Pois bem, explico!
.
Todos os anos a cidade de Parnaíba é brindada com a edição do projeto Palco Giratório. É uma ação do SESC Nacional visando o intercâmbio de artistas, técnicos e público, trazendo o que há de melhor no cenário teatral nacional. E dessa vez não foi diferente. Na edição 1º Etapa de 2009 recebemos a Cia. Paulistana Pia Fraus (do latim, mentira ou logro perpetrado com boa intenção), com 25 anos de história e muitos bonecos, visto que, aprimourou-se na linguagem dos brinquedos articulados.

O espetáculo foi o 100 Shakespeare, em que quatro atores contracenam com um conjuto de bonecos a serem manipulados. A apresentação faz uma reunião de personagens dos clássicos shakesperianos, um encontro emocionante do lúdico, do sensível, do imaginário de um ou de vários ou quem sabe de 100 Shakespeare.

Não se pode deixar de citar o destaque para o trabalho técnico e a simpatia do atual elenco do espetáculo: Tomaz Auricchio, Cristiano Bacelar, Ana Elisa e Vinícius Della Líbera e na luz vou ficar devendo o nome, mas o rapaz era fera(Parábens pessoal!) Após o espetáculo houve um debate sobre a montagem e as experiências do grupo.

E no segundo dia... O nosso encontro!!!


O SESC disponibilizou uma oficina para todos com o grupo. Um diálogo mais próximo, mas interativo com um workshop sobre manipulação de bonecos. Com Tomaz Auricchioo um trabalho de corpo, um relaxamento, um jogo, uma descoberta. Posso até exagerar nas minhas impressões mais depois dessa oficina fiquei na dúvida, será que nós é que manipulamos os bonecos ou aprendemos a manipular o nosso corpo para depois abstrair o brinquedo. Não encontrei a resposta ainda e nem quero encontrar. A segunda parte ficou por conta do ator Vinícios Della Libera e outra vez um jogo, um corpo, um relaxamento e mais uma vez um jogo. Mas, como diz o próprio Vinícios Relaxa! Relaxa! Por isso, trago comigo agora a importancia do trabalho do corpo do ator não só de um trabalho físico, mais um trabalho integrado com a mente e o grupo como um todo (Aprendi direito Vinícios?).



E a pergunta: A Cabaça, o que tem haver com isso?

O conhecimento é gasolina aditivada nos trabalhos dos "nossos artistas " e parte dos integrantes marcaram presença na oficina do Palco Giratório para abastecerem seus tanques pois a estrada é muito longa.

Para nossa grata satistafação o resultado foi melhor do que o esperado. A representação não limitou-se somente ao corpo artistico como também ao administrativo, marcando presença as atrizes e bailarinas Renata Damásio e Rebecca de Moraes, como também Fernando Afonso(0 Administrador) e Ryck Costa(mesmo com a perna engessada em virtude de um trabalho em nome da Cia., não deixou de prestigiar, conferir e tietar o trabalho do grupo. Tem que manter contato).


Agora é não esquecer a mensagem da Pia Fraus e continuar "BOTANDO BUNECO".

OBS:
No Piauí "botar buneco" significa fazer birra, pessimisto, no entando, no presente texto houve apenas um trocadilho com o trabalho na liguagem dos bonecos que a Pia Fraus desenvolve.

domingo, 24 de maio de 2009

PANDORA


A descoberta do corpo e dos sentidos, o permitir-se ao novo, ao orgânico, são os ingrediente que fazem parte do conceito do novo espectáculo da Cabaça Produções.

PANDORA!!!

Uma alusão ao mito grego em que uma mortal ao receber um presente dos deuses abre a caixa que guardaria todos os sentimentos, bons e ruins, do mundo. Ao perceber o erro e após tentar fechar a caixa, Pandora consegue prender apenas a esperança. O mito tem várias versões, no entanto, a proposta é a de fomentar a reflexão sobre o que guardamos e o que libertamos dos nossos sentidos. O que somos capazes de permitir ao "outro" perceber sobre o nosso eu.

Pandora está no forno... quase em estreia....

AGUARDEM!!!

FOTOS DOS ENSAIOS/LABORATÓRIOS:







quinta-feira, 14 de maio de 2009

VITRINE - O grande dia

No dia 01 de maio aconteceu a VITRINE- mostra de dança do litoral.
O evento foi realizado dia primeiro aproveitando o feriadão. O intuito inicial era comemorar o dia internacional da dança (29/04), mas a atividade transpôs esse objetivo, a proposta foi refeita e o evento passou a ser uma mostra que colocasse em evidencia os grupos de dança que mais se destacam no cenário do litoral piauiense. Marcaram presença representantes da rede hoteleira e agencias de turismo, entre outros afins do setor turístico e do meio cultural.
O projeto é uma realização da CABAÇA PRODUÇÕES- Uma produtora de artistas associados em prol da organização e incentivo a produção de atividades artísticas ligadas ao turismo e ao desenvolvimento sustentável e empreendedor.
A VITRINE contou a participação de grupos como Rei do Cangaço (Quadrilha - Parnaíba), Manar (Moderna - Luis Correia), Raízes do Nordeste (folclórico - Vazantinha), Cia. de dança Luis Filho(dança de salão - Parnaíba), E os grupos religiosos EE-TAOW (Balé contemporâneo da Igreja Missionária) e PES(Dança do ventre da Igreja católica de São Sebastião). Os anfitriões da festa não ficaram de fora do espetáculo e com quatro coreografias os bailarinos da Cabaça Produções, mostraram um pouco do seu potencial.

Confira alguns cliques do evento: