Rua Duque de Caxias, 622 - Centro
(Por trás do Banco do Nordeste)
Email: cabacaproducoes@gmail.com
(86) 9444 0002 Ryck Costa
(86) 8829 1250 Eugênia Castelo Branco
(86) 9467 2227 Fernando Afonso
O VITRINE - Festival de linguagens do litoral piauiense, nasce em 2009 com objetivo de comemorar o dia internacional da dança, como forma de integrar os grupos ou companhias artísticas locais. Após a execução da primeira edição percebemos a amplitude do evento que impulsionou uma proposta maior, deixando de lado uma ação pontual para uma ação de prestação de serviço à classe artística e ao empresariado local.
O projeto no início foi motivado pela Cabaça Produções e depois amadurecido pelos grupos da cidade de Parnaíba, Ilha Grande e Luis Correia. Hoje a proposta é tida como uma “vitrine” de exposição do setor artístico em diálogo com o setor turístico. Sendo que aumentou o raio de alcance do festival, que agora inclui além dos espetáculos, ações como: seminários, exposições e intercâmbios para a capacitação/formação de nossos artistas.
Na 2º edição o VITRINE trás convidados do cenário nacional para respaldar a importância do evento, o grupo deste ano é o GESTUS (Araraquara-SP), são mais de 20 anos produzindo cultura pelo Brasil e exterior. O evento propõe uma qualificação e uma reflexão da qualidade dos trabalhos locais e dialoga com os empresários do turismo sobre a importância do investimento nos produtos artísticos culturais do Litoral. A realização será no mês de Novembro, ocupando teatros, auditórios e galerias, tornando acessível a todos espaços de democratização cultural.
As Coéforas, trazem o relato de Clitemnestra de um pesadelo no qual ela dá a luz uma serpente. A rainha ordena então a Electra, sua filha, que faça as libações no tumulo de Agamemno (com o auxilio das Coéforas do título), na esperança de expiar sua culpa. Diante da sepultura, electra se encontra com Orestes, qua acabou de retornar do seu exilio preventivo na Fócida, e juntos planejam vingar-se de Clitemnestra e seu amante, Egisto. Ao retornar para o palácio, Electra alega trazer noticias da morte de ORestes;
Direção: Ryck Costa.
Elenco: Rebecca de Morais, Barbara de Morais, Nário França, Mara D’França, Renata Damásio, Wanderson Fortes, Alfenes Santos.
Participação especial: Sonária Vasconcelos, Ligia, Kaline (percursão) e Helder Sousa (Agamemnon).
Ao final da leitura e apresentação do Grupo, foi realizada o sorteio do quadro de A Caixa de Pandora da Artista Plástica Paula PI, a contemplada, neste caso felizarda foi Margareth Rejane, Professora de Ballet do SESC Avenida, Parabéns.
Na mesma oportunidade foi lançada o 2º VITRINE – FESTIVAL DE LINGUAGENS DO LITORAL.
Mais um espetáculo e uma produção do Grupo Cabaça.
Confira alguns cliks do evendo:
A Mostra SESC Mandu Ladino, realizada no SESC Avenida no período de 19 a 30 de abril de 2010, como forma de possibilitar conhecimentos estéticos e históricos sobre o Piauí, exatamente pelas lacunas documentais que abrem espaço ao imaginário através do romance Mandu Ladino, de autoria de Anfríso Neto Lobão Castelo Branco. O autor história o líder indígena cuja saga está para completar três séculos, na sua luta contra a opressão e a constituição histórica do nosso povo. Luta heróica e perdida como são as de todas as causas justas numa sociedade injusta.
Então mergulhando na história, a Cabaça Produções leva ao palco o Espetáculo de Dança teatro “Romance do índio guerreiro que chamavam Ladino”, texto e roteiro de Benjamim Santos – coreografia de Eugenia Castelo Branco e direção de Ryck Costa, e ballet do grupo Cabaça.
Confira:
Cabaça Produções apresenta “Emilia no país da gramática”
Direção: Ryck Costa
Som: Fernando Afonso
Atores: Renata Damasio, Wanderson Fortes e Alfenis Santos
Participação especial: Lise Mariane, Karol Reis e a Corrinha.
Em comemoração ao dia do teatro, a Cabaça levou ao palco, o espetáculo “Eu chovo, tu choves, ele chove”,
Direção: Ryck Costa,
Som: Fernando Afonso,
Atores: Rebecca de Morais, Edmar Ceia Jr., Nário França, Mara D’França, Erika Elizabeth.
De 08 á 31/03/2010, progamação especial no SESC Avenida.
A data 27 de março marca o inicio das temporadas internacionais no Teatro das Nações em Paris. Sua comemoração foi estabelecida em 1961, pelo Instituto Internacional do Teatro, orgão ligado a UNESCO.
“Todas as sociedades humanas são espetaculos no seu cotidiano, e produzem espetaculos em momentos especiais. Mesmo quando inconscientes, as relações humanas são estruturadas em forma teatral: o uso do espaço, a linguagem do corpo, a escolha das palavras e a modulação das vozes, o confronto de ideias e paixões, tudo que fazemos no palco, fazemos sempre em nossas vidas, nós somos o teatro.”
Augusto Boal.
É CaRnAvAl...
Minha geeeente...
São dias de festa...
E de muita alegria!
Você pode ser uma
havaiana...
E ele um rude pirata!
Não importa a fantasia...
Mas somente a alegria!
Vem pular o CaRnAvAl...
Vem sambar sem igual!
Esta não é uma festa
comum... Mas sim
um grande festival!
Se você perder esta
caravana... Só no
próximo CaRnAvAl!
Vamos fazer destes
dias... Uma festa
sem igual?
Foi com grande satisfação que aceitamos o convite feito para que pudessemos mostrar nossa arte, logo no anivesário do jornal “O Bembém”, um dos poucos que aborda a cena artistica e cultural da cidade com a devida seriedade.
A Cabaça levou para a Praça dos Poetas “Feira de Mangaio”.
Parabéns a toda a equipe do jornal.
É já chega de comemoração de final de ano e comecemos a ralação de inicio de ano.
A Casa Cabaça mudou de endereço. Agora estamos no seguinte endereço:
Rua Duque de Caxias, 622 – Centro
(no prédio onde funciona o Instituto Histórico e Genealógico de Parnaiba – IHGP)
Com um espaço mais amplo, oferecemos os mesmos cursos: Teatro, Dança Contemporanea, Ballet e Alongamento.
BREVEMENTE:
Contaremos com uma biblioteca, com livros didáditos e paradidáditos, um ambiente calmo para estudo e pesquisa. Ali também teremos uma lojinha com produtos de nossa marca própria, acessórios, livraria em geral e aluguel de figurinos.
Concretiza-se então mais um projeto a Casa Cabaça, nossa escola de teatro e dança (praticando a auto-sustentabilidade, como diria nosso caro Gutemberg).
Ali também acontecia nosso Brechó Chique, nas segundas, quartas e sabados, pela manhã
Fôra um ano de grandes estréias, como “Pandora” (Dança Teatro) e “Eu chovo, tu choves, ele chove” (Teatro infantil).
Criamos um link com a Cia. Luzia Amélia (Teresina-PI), o que nos possibilitou trazer para Parnaiba, o espetaculo “Dança do Calango” (belissimo). A produção ficou por conta da Cabaça.
E chegamos no mês de dezembro, natal, um momento para nos contraternizarmos, final de ano e um novo ano... muita luta, muito esforço, mas sobretudo muita força e dedicação, para que 2010 seja tão maravilhoso e cheio de conquistas ainda.
Um breve album de 2009:
Agradecemos a todos pelo carinho, dedicação e reconhecimento.
E que aconteça 2010.
DEEEEEEZ...